É hora de lembrarmos que o parto é um processo normal, que sempre fez parte da vida das mulheres, geração após geração. Uma sabedoria que está no corpo e nos genes de cada mulher.
É hora de lembrarmos porque hoje em dia o parto tornou-se um assunto exclusivamente médico-hospitalar. Nos hospitais privados, as taxas de cesariana chegam a 90% enquanto a taxa recomendada pela Organização Mundial da Saúde é de até 15%! Apesar disso nossas taxas de mortalidade materna e infantil estão entre as maiores do mundo. |
O que estaria acontecendo com a mulher brasileira? Seríamos nós diferentes de todas as outras? Esquecemos de como dar à luz?
O parto deveria ser um evento médico somente nas situações de risco, quando então a técnica e a intervenção se tornam necessárias.
E para que elas sejam cada vez menos necessárias, a mulher deve tomar posse de seu parto, ter consciência que o parto é dela, que seu corpo é perfeito para gerar e dar à luz uma criança.
A preparação durante a gestação passa a ser então fundamental, para que a mulher possa entender seu corpo, suas mudanças, seus medos e anseios. A experiência de ser mãe é profundamente transformadora. É hora de questionarmos nossa cultura atual, que considera a gestação, o parto, a amamentação e a maternagem como pequenos complementos para a mulher moderna. |
Acredito que, desse modo, podemos ao menos dismistificar alguns tabús do "parto moderno"
Abraços a todos!
1 recadinhos:
Carlinha!!!!!!!!!!!
Quanto tempo, minha Linda!
Adorei o novo blog, tá lindo e bem mulher! Adorei seus posts, sempre gostei dos seus textos.
E sem dúvida, sou totalmente a favor do parto normal e natural, acho a maneira mais linda e divina de se receber uma criança.
Mas não pude...Clara não encaixou, a bolsa tinha estourado e não havia se quer um sinal de dilatação..Pedi pra esperar, mas era tanta água e nada da Calra se encaixar, que tive que ir pra faca...rsrsrsrsrsrsADorei o selinho!!!Obrigada!!!
Linda a Lili!!!
Beijocas pra vocês e não suma mais!!!!
Ju e CLara
Postar um comentário